As Vantagens do Café

caféblogint

O grão está longe de ser um vilão para o corpo! Veja quais efeitos benéficos você pode conquistar com quatro xícaras diárias da bebida.

1 – Sempre Alerta!

Ao acordar, o corpo leva algumas horas para atingir um nível de atenção de 75%. Para elevar a capacidade de concentração a 90% beba café na primeira hora após despertar. Está sentindo sono ao volante? Beba uma ou duas xícaras e cochile por 15 minutos. Essa técnica, batizada de soneca de cafeína, prolonga o estado de vigília.

2 – Sem Diabetes

Pesquisas americanas e europeias apontam que o consumo da bebida protege os adultos contra a diabetes. Os estudiosos continuam tentando descobrir qual é, exatamente, a substância responsável por esse efeito supersaudável.

3 – Depressão Sob Controle

Os ácidos clorogênicos e quinídeos, formados durante o processo de torrar o grão, ajudam a prevenir a depressão e o suicídio, segundo estudo feito com 200 mil pessoas durante dez anos nos EUA.

4 – Velhice Saudável

Sabia que o consumo de café a longo prazo reduz o risco de doenças associadas ao envelhecimento, como mal de Parkinson? Isso mesmo: quem toma café tem cinco vezes menos chance de desenvolver o problema, já que a be bida retarda a degenaeração das células produtoras de dopamina, que estimula o sistema nervoso.

5 – Bloqueador de Vícios

Se você quer parar de beber ou fumar exageradamente, aposte no café! O grão é o único produto natural com substâncias capazes de agir da mesma maneira que os remédios indicados para tratamento de alcoolismo e tabagismo.

6 – Prevenção Contra Câncer

Pesquisas mais modernas contrariam a informação de que a cafeína causa câncer e revelam: a bebida pode prevenir alguns tipos da doença, como câncer de mama e cólon. O “milagre” acontece graças às substâncias antioxidantes de sua composição.

7 – Adeus, Tártaro!

Um dos componentes da bebida, a trigonelina, age contra a formação de placas nos dentes. A capacidade do café no combate a cáries também tem sido estudada.

8 – Magrinho, Magrinho

O café facilita o processo de emagrecimento! Ingerir 300 mg de cafeína (ou quatro xícaras) por dia, aliás, estimulam a produção de calor, o que aumenta a atividade metabólica e queima gorduras, principalmente durante atividades físicas.

9 – Pílula da Felicidade?

Em ratos, o aroma do café tem efeito revigorante. Isso porque alguns componentes do grão se assemelham aos feromônios, substância química relacionada ao prazer. Agora os especialistas querem descobrir se os humanos também têm a mesma sensação… Quem sabe eles não desenvolvem uma pílula da felicidade?

10 – Medidas e Horários

É muito fácil conquistar todos esses benefícios da bebida: tome de três a quatro xícaras por dia até as 17 h – já que algumas pessoas mais sensíveis ao produto podem sofrer com insônia. E lembre-se que o café, apesar de ajudar ana prevenção de algumas doenças, não é utilizado no tratamento delas.

.

Para saber mais
Livro: 101 Razões para Tomar Café sem Culpa
Autor: Darcy R. Lima

cafedamasco

Tags: , , , , , ,

2 Comentários »

5/4
2010
0:23
Casio

Otimo, Parabens..

2/1
2013
9:56
Gaspar

vou tomar sempre café

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>