Azia: O que fazer para aliviar o fogo no estômago

 

Pense na sensação depois de comer uma comida bem gordurosa, acompanhada daquela cervejinha, tudo isso seguido de uma soneca. Essa é a receita para ter azia, mal que aflige 12% da população ao menos uma vez por semana. “A queimação que sobe do estômago até a garganta surge quando uma válvula do esôfago (‘tubo’ que liga a boca ao estômago) não funciona bem”, explica o médico Luiz Abrahão Júnior, da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Se o desconforto for frequente, pode ser sinal de outro problema, de nome complicado, cada vez mais comum: doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). “Além da azia, há regurgitação (sensação de que vai vomitar)”, diz.

 

Sobe, desce, sobe…

O alimento é empurrado pelo esôfago em direção ao estômago. Ali, uma válvula se fecha imediatamente assim que a comida passa. Quando essa válvula não funciona direito, o conteúdo do estômago acaba voltando e traz junto os ácidos da digestão. Lá vem a queimação…

 

Chega de passar mal

Quando a azia é persistente e atrapalha a qualidade de vida, vale checar com o médico se não é o caso de partir para a cirurgia e corrigir de uma vez por todas a tal válvula do esôfago.

 

Muito além da digestão

O retorno constante dos ácidos é capaz de atingir outras partes do corpo. É comum eles causarem acessos de tosse, que acontecem quando esse líquido agride a garganta. Os pulmões também podem sofrer com ele, o que piora a bronquite.

 

Os aliados

Tem gente que chupa até limão na tentativa de dar um basta na queimação. Péssima escolha, porque o estômago pode ficar mais irritado. Se a azia veio depois de uma comilança, remédios à base de magnésio são uma boa pedida. Também há medicamentos modernos que reduzem a produção de ácidos. Assim, mesmo se o conteúdo do estômago voltar, a dor não vem. Mas o uso dessas substâncias deve ser indicado pelo médico.

 

Azia na gravidez

Reza a lenda que, se a gestante tiver muita azia, seu filhote vai nascer cabeludinho. Isso é mito. Mas as grávidas realmente são candidatas a sofrer com a queimação. “Nos primeiros meses, ocorre uma alteração hormonal que favorece o retorno da acidez pelo mau funcionamento da válvula”, explica Abrahão Júnior. Conforme a barriga cresce, há uma pressão que também colabora para que o conteúdo gástrico fique voltando até a garganta.

 

9 dicas para acabar com a queimação

  1. Se fumar, esqueça o cigarro.
  2. Evite comida gordurosa.
  3. Beba menos álcool.
  4. Não exagere na comilança.
  5. Consuma menos alimentos cítricos.
  6. Coma menos chocolate.
  7. Espere duas horas para dormir após comer.
  8. Eleve a cabeceira da cama.
  9. Tome menos café e chás que tenham cafeína (preto, mate).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Getty Images
Fonte: www.mdemulher.com.br 

Tags: ,

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário.

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>