Mexerica: a fruta perfeita

Nesta época do ano as polcãs estão extremamente doces e saborosas, são suculentas e contém diversas vitaminas e minerais. São conhecidas por vários nomes em diversas regiões, como mexerica, vergamota, mimosa, tangerina entre outros. Existem vários tipos, uns são maiores e com casca mais grossa, outros são menores com a casca mais verde e fina, mas as propriedades de todos são excelentes e todas deliciosas.

As propriedades nutricionais

É rica em vitamina C, muito recomendada principalmente para prevenir gripes e resfriados, a mexerica também deve ser consumida por fumantes, pois ao fumar a pessoa perde quase que totalmente seus estoques de vitamina C, e a mexerica ajuda a repor com qualidades esses estoques.

Ela é rica em pectina, contém fósforo, ferro, enxofre, magnésio, potássio e cálcio, além de fibras, flavonóides e ácido fórmico, que age como um dissolvente sobre inflamações.

As propriedades medicinais

Além de prevenir a gripes e resfriados, graças a sua vitamina C, também ajuda a baixar o colesterol, reduz riscos de doenças cardíacas, assim como cálculos biliares, combate a osteoporose e por ter absorção lenta e ser rica em pectina é uma excelente fruta para diabéticos, pois não deixa aumentar as taxas de glicose após as refeições. A ingestão de vitamina C contida na fruta ajuda a prevenir câncer de cólon e reto.

Sua casca contém limonóides, substâncias que podem prevenir a proliferação de tumores e evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.

Ajuda a combater a prisão de ventre, pois é rica em fibras. Os flavonóides combatem o infarto, inibem o crescimento de células cancerosas, principalmente no pulmão e na próstata, além disso eles favorecem a absorção da vitamina C, melhoram a secreção dos sucos intestinais e o movimento peristáltico.

É incrível como funciona a sinergia dos alimentos, comprar a vitamina C em cápsulas e consumi-la sozinha não é a mesma coisa que consumir a vitamina C da fruta, que já vem com uma centena de outras substâncias que juntas fazem toda a diferença!

Ainda por cima a mexerica ela não engorda e possui apenas 50 Kcal em cada 100 gramas. É ou não é uma frutas perfeita?

.

Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com
Foto: Google Images

Tags: ,

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário.

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>