ícone calendario19 de outubro de 2009

Dores na Coluna

dor_nas_costas

Por Graciely Carvalho – Fisioterapeuta (Crefito: 46427-F)

Se o ser humano pensa que tem alguma vantagem sobre outros animais, por estar sobre duas pernas, se enganou. Enquanto usamos os quatro membros para nos equilibrarmos, evitamos uma série de problemas na coluna. Pena que esta fase não passe de um ano de vida. Com os primeiros passinhos surgem os primeiros problemas de coluna.

Cerca de 80% da população mundial tem ou vai ter problemas de coluna, a lombalgia (dor lombar) é a segunda causa de ausência no trabalho em pacientes abaixo de 45 anos.

A coluna tem um papel fundamental no funcionamento do organismo. Dela saem 32 pares de nervos em direção a todas as partes do corpo. A persistência de uma postura inadequada, a presença de tensão nervosa ou o uso de cadeiras e colchões de má qualidade podem levar àquelas dores terríveis. Para quem sofre destes distúrbios, o uso de medicamentos pode ser necessário. Mas, se você não tem esse problema e não quer aumentar os riscos, o caminho é a prevenção.
Uma postura adequada pode evitar tensões musculares que levam às dores na coluna e até mesmo a certas deformidades.Adaptar o ambiente de trabalho não custa muito e trás grandes benefícios à sua saúde.

Ajuste a altura da cadeira, apoiando as costas , sentando-se sobre os ísquios(ossos do quadril ou bumbum),os joelhos devem estar dobrados e os pés apoiados no chão ou em um apoio adequado.
O monitor do computador deve estar na altura do olhos, os punhos apoiados na base do teclado .
Evite torções do tronco para atender o telefone ou para apanhar objetos mais afastados.
Evite ficar na mesma postura por longos períodos, levante-se a cada 40 minutos para esticar o corpo e faça algum alongamento, tanto da coluna quanto do membros superiores(mãos,braços).
Evite a auto-medicação e sempre que precisar procure orientação de um profissional da área da saúde.

Qualquer inicio de sintomas como dores nas costas ou nas pernas, dormências, formigamentos podem estar relacionados com distúrbios de coluna e merecem uma avaliação por um especialista.

O correto é mantermos um equilíbrio postural, realizando exercícios rotineiramente que desempenhem um papel de flexibilidade muscular e ligamentar, descompressões articulares previnindo assim dores na coluna

Existem alguns métodos de tratamento, como a medicina convencional, RPG (reeducação postural global), acupuntura,osteopatia, exercícios voltados ao alongamento ajudam a manter a postura adequada e prevenir futuros problemas posturais e dores na coluna. Duas orientações podem ser dadas independente do método. A primeira é: não fazer da coluna uma alavanca de trabalho – quando se precisa levantar peso do chão, basta flexionar os joelhos e não dobrar a coluna. E a segunda: nunca carregar peso superior a 10% do peso do seu próprio corpo.

Pratique exercícios regularmente, orientado por um especialista prevenindo problemas futuros.

Graciely Carvalho
Fisioterapeuta | Crefito 46427-F
Formação em Cadeias  Musculares Léopold Busquet
RPG/FM
Conceito  Maitland
Ortotrauma Clínica de Fisioterapia
46 3225 9316

Um comentário sobre “Dores na Coluna”

  1. Obrigada pelas dicas…tenho problema de coluna e tudo que se relaciona a este assunto me interessa.Afinal, com saúde não se brinca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *