Como conservar verduras e vegetais: passe estes alimentos na água gelada ou guarde-os na geladeira antes de higienizar. Depois, lave-os em água corrente para retirar eventuais bichinhos. No caso das verduras e vegetais que têm casca, limpe com uma escova. Já as folhas podem ser deixadas de molho por 10 minutos em uma solução de água sanitária e água (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água). Depois, é só lavar em água corrente, escorrer e consumir.
Não lave as carnes, nem use os mesmos utensílios para mexer alimentos crus e cozidos. Aliás, carnes e peixes precisam ter consistência firme, com cheiro e cor característicos. A carne bovina deve ter cor vermelha viva e a de porco deve ser rósea e com cheiro suave. Quando frescas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante. Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada, o cheiro for desagradável e não houver origem determinada (verifique se há o selo do órgão de inspeção federal). Para guardar, coloque em recipientes bem fechados na parte mais fria da geladeira. Refrigere por apenas um dia ou congele para usar depois.
Frango e aves: estão em bom estado quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Proceda como no caso das carnes. Coloque em recipientes bem fechados e use em até um dia. Depois de prontos, nunca deixe esses alimentos por mais de 2 horas fora da geladeira em temperatura ambiente. Ponha na geladeira descobertos e, depois de 2 horas, tampe o recipiente e mantenha refrigerado.