ícone calendario01 de junho de 2010

Diet ou light?

diet-lightVocê confunde o que significa Diet e Light?

Confusão fácil de acontecer, por isso ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades.

LIGHT: Produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio não interfere na quantidade de calorias do alimento.

O alimento light não é necessariamente indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos).

DIET: Este termo pode ser usado em dois tipos de alimentos:

  • Alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas e sódio).
  • Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (controle de peso ou açúcares).

Ou seja, produtos diet são isentos de um nutriente específico. Sendo importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentem diminuição significativa na quantidade de calorias.

Tenha cuidado ao consumir estes alimentos! A quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por ser tratar de um alimento que apresente no rótulo a descrição diet e light., pois dificilmente há a redução de 50% das calorias nesses alimentos.  E o fato do produto ser diet ou light não significa que estão isentos de calorias e, consequentemente, poderiam ser consumidos sem restrições.

Os produtos dietéticos não levam açúcar na composição. Isso quer dizer, apenas, que o consumo desses produtos está liberado para pessoas que seguem uma dieta com restrição à ingestão de açúcar, e não que esses produtos não possuem calorias ou não engordam.

Nesses produtos, o açúcar é substituído por outra substância que dá o sabor doce ao alimento. Apesar de não fazerem mal ao diabético, essas substâncias também contém calorias.

Tenha uma alimentação equilibrada! Quanto mais colorido for o prato melhor! Busque uma vida saudável e pratique atividade física!

Fonte: http://www.hortifruti.com.br/
Foto: Google Images

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *