No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Além de sua existência ser fundamental para a vida no planeta, beber água é imprescindível para manter o organismo saudável. A hidratação do corpo humano exige, por dia, a ingestão de cerca de dois litros de água (entre oito e dez copos grandes). Segundo a nutricionista Bruna Taranto, o recomendado é beber água regularmente. “Não se deve esperar sentir sede. A sede é o sinal de que o corpo está no limite da necessidade de reposição de líquido”, explica ela.
Embora ajude no processo de emagrecimento, pois contribui para eliminar impurezas do organismo, a ingestão de água durante as refeições deve ser limitada a um copo. “A água, junto com as fibras, facilita a eliminação do bolo fecal, evitando prisão de ventre. O ideal é beber água uma hora depois de comer, a fim de não atrapalhar a digestão”, ensina a nutricionista Cláudia Matos.
Limpeza do organismo
Cláudia recomenda beber um copo de água em jejum, diariamente, para limpar o organismo e prepará-lo para a primeira refeição do dia. “A água é necessária para que os rins funcionem bem e filtrem as toxinas”, diz ela. E Bruna complementa: “Quando a urina fica de um tom amarelo muito forte é sinal de que está muito concentrada. Isso indica que a pessoa está bebendo pouca água”.
Mas não são apenas os rins e o intestino que dependem da ingestão de água para funcionar bem. “A água regula a temperatura corporal, contribui para a lubrificação das articulações, impede o acúmulo de toxinas na pele e favorece a circulação em geral”, afirma Bruna.